terça-feira, 8 de março de 2011

Quem tem o quê? Os conglomerados da indústria do luxo - Capítulo I.

Para os leitores extremamente bem versados na indústria da moda, este post não tem novidade, mas para quem não está tão ligado nos negócios de luxo, a resenha esclarecerá em três capítulos, um pouco sobre os grandes conglomerados, sobretudo porque tem saído muito na imprensa, sobre a aquisição com ar sorrateiro pelo grupo LVMH de 17% das ações da Hermès recentemente. 
Para começar com os grandes nomes: O grupo LVMH Louis Vuitton Moët Hennessy é o maior conglomerado de bens de luxo, que em 2009 faturou mais de 17 bilhões de euros em vendas. Seu maior acionista é o Groupe Arnault, a holding da família de Bernard Arnault. Aqui é onde as coisas ficam confusas: A Christian Dior (detida pelo Groupe Arnault) possui mais de 40% da LVMH. Enfim, a LVMH praticamente detém o mundo de luxo, e agora eles estão tentando colocar suas mãos sobre a marca Hermès, com a qual a família Hermès não está muito satisfeita.
As marcas de moda e beleza que LVMH possui são: Louis Vuitton , Loewe , Céline ,Givenchy , Marc Jacobs , Fendi , Donna Karan , Emilio Pucci , TAG Heuer , De Beers , Christian Dior perfumes, Benefit Cosmetics, Acqua di Parma , Guerlain, Make Up For Ever , e muito mais! Além disso, eles são donos da Sephora , Le Bon Marché (loja de departamentos de Paris) e toneladas de vinhos, champanhe e marcas de bebidas alcoólicas. Eles também adquiriram recentemente ações da Edun, marca de moda ecológica do Bono Vox.

Bolsa Gucci: marca que é grupo PPR

O grupo PPR é outro grande conglomerado, que detém o grupo Gucci. Além de um monte de outras grandes lojas de estilo, o PPR também possui FNACConforama, que são a grandes supermercados de mídia da França. Seu CEO, François-Henri Pinault, é casado com a atriz Salma Hayek. Não é inveja, mas imagina as roupas que ela tem acesso do grupo Gucci Group, que além da Gucci possui, Alexander McQueen , Stella McCartneyYves Saint Laurent, Bottega Veneta, Balenciaga, Sergio Rossi, e Boucheron. O grupo PPR também é proprietário da Puma, que por sua vez possui Tretorn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: