quarta-feira, 23 de março de 2011

Porque o luxo é caro? Veja como são feitos os bons perfumes.

Perfume é algo que usamos, mas a maioria das pessoas não sabe o processo envolvido na sua fabricação, principalmente no que diz respeito às flores. A consultora canadense de perfumes Ayala Moriel explica que seus perfumes são muito diferentes dos aromas tradicionais, porque ela só usa essências botânicas naturais. A maioria das fragrâncias no mercado tem um monte de ingredientes sintéticos. O perfume Angel de Thierry Mugler, por exemplo, só contém uma essência natural, o Patchouli.
Caixa com oito perfumes de Ayala Moriel
Primeiro é importante falar sobre os ingredientes. Quase todos os perfumes são de flores. É muito difícil fazer um aroma único, sem uma essência floral. As essências mais caras são as florais. As essências florais são bastante similares aos vinhos, já que a cada ano, dependendo da safra, as flores vão ter um cheiro diferente. Mas vamos entender o processo que ela, e muitos perfumistas, usam para criar um perfume. Rosa e Jasmim são ingredientes indispensáveis ​​à perfumaria. É difícil fazer um perfume sem eles. A região de Grasse, na França é onde se cultiva Rosas para este fim. Lá está o maior campo de Rosas com área de 70.000 metros, quadrados que comporta 50.000 roseiras.
Campos de Rosas na região de Grasse (França)
O clima eo solo têm um enorme impacto sobre a qualidade da flor, e assim influenciam o seu perfume.Uma vez que a rosa é cultivada, ela precisa ser colhida na hora certa. A colheita de rosa colheita ocorre em maio, geralmente pela manhã durante um período de três semanas. As flores são colhidas à mão e extraídas no local. A colheita é um processo muito delicado e cada saco só podem conter um certo número de flores, para que não uma esmague a outra e percam o óleo.
Colheita de Rosas nos campos de Grasse
Você sabia que a Chanel é uma das poucas marcas de luxo que produzem seus perfumes? Quase todas as outras marcas contratam empresas especialistas em fabricar e comercializar perfume e há apenas algumas grandes no mundo. Os campos de Grasse são de propriedade da Chanel e são utilizados para o Chanel No. 5. A Chanel comprou os campos originalmente plantados pelos monges, para garantir que não terão problemas em ter o insumo para a produção de seus perfumes.


Sacos de Rosas colhidos prontos para extração

Flores recém-colhidas sendo colocadas em bandejas de metal em camadas, prontas para a extração.

Portanto as fragrâncias e os designers vêm dos mesmos lugares. A Chanel tem o hábito de fazendo esse tipo de coisa. Eles também compraram sete dos melhores ateliês artesanais da França: A. Michel et Cie (fabricante de chapéu), Broderies Les Lesage (uma das bordadeiras mais famosas do mundo), Lemarie (que faz penas e flores), e Desrue (uma empresa que fabrica botões de luxo), o que garante que terão sempre artesão para produzir flores, penas e outros acessórios artesanais para suas coleções. Isso também protege estes ofícios de desaparecerem.

As flores quando estão sendo retiradas da máquina de extração. 
O próximo passo é extrair o óleo, que deve ocorrer imediatamente após a colheita. Começa-se colocando camadas de pétalas sobre um tambor de metal nas quantidades precisas. As flores são imersas em um solvente (que geralmente é o gás hexano) por cinco horas e meia à 30 graus. Em seguida, o hexano é removido, e o que sobra é uma cera floral, que nela concentra os óleos. São óleos essenciais e óleos graxos. Os óleos graxos precisam ser removidos e para isso, a cera é lavada com etanol e o que resta é um material chamado absoluto. Este processo usado para a extração de essência de Rosa é utilizado também para o Jasmim.

O absoluto após ter sido filtrado para remover a cera.
A destilação é também outra forma de obter o perfume da flor, a matéria da planta poderia estar dentro de uma alambique grande na água e os vapores que se levantam. Você, então, roçar o óleo fora. Rosa pode ser extraída ou destilada. A água de Rosa é o que resta do processo de destilação, como você perder algum do cheiro na água. Em absoluto, que é feita a partir do processo de extração, você tem toda a matéria aromáticos da planta enquanto que na destilação a vapor, há muito deixou para trás.
Guia do Chanel para obtenção de essências: em cima usando extração e embaixo usando destilação
Uma enorme quantidade de material vegetal é necessária para obter uma pequena quantidade de óleo essencial, que justifica porque o perfume é caro.
1 quilo de rosas = 500
400 quilos de flores rosa = 600g de absoluto
uma garrafa de 7,5 15ml de perfume francês (não eau de parfum e eau de toilette) teria concentração de 20-30% dos absolutos, cerca de 1,8 ml de modo absoluto, que é aproximadamente 2g
Isso equivale a cerca de 660 rosas para tirar o cheiro naquele pequeno frasco de perfume.

Algumas definições:
Eau de Toilette contém cerca de 6-10% de óleos essenciais em uma base de álcool e água.
Eau de Parfum contém cerca de 11-15% de óleos essenciais em uma base de álcool e água.
Perfume (que tem a maior concentração de óleos essenciais), contém cerca de 20-40% de óleos essenciais em uma base de álcool e água. (Note-se que alguns perfumes não tem adição de água).











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: