quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Moda com consciência e sustentabilidade.

Em um mundo aparentemente liderado pelo consumismo, novas tendências emergem todos os dias. É fácil comprar imitações baratas de coleções recém lançadas e substituí-las logo que surge outra nova tendência. Muitas marcas têm respondido a essas necessidades. No entanto, a ética na moda tem sido uma tendência crescente no momento atual. Aventurando-se a fazer tudo com sustentabilidade, desde os métodos de produção, até mesmo nas condições salariais e na vida dos trabalhadores do setor, empresas como a Zara deram um salto à frente e começaram a estocar produtos ecológicos, conceber linhas orgânicas, ou a aderir a sistemas como o ETI-Ethical Trading Initiative, que visa melhorar as condições de trabalho dos produtores em todo o planeta.
A ZARA: uma das pioneiras
As celebridades não ficam muito para trás, vinculando seus nomes e rótulos à linhas ecológicas. Ali Hewson e seu marido, Bono Vox (vocalista do U2), fundaram a EDUN, uma marca de algodão orgânico com foco na sustentabilidade e em práticas justas de comercialização. Eles criaram emprego nos países subdesenvolvidos e têm demonstrado a intenção de provar que, os produtos biológicos também são passíveis de dar lucro consistente de forma ética.
Ali Hewson e Bono Vox
Essas empresas incorporam moda com consciência, mas sem sacrificar o estilo. O que eles querem não é apenas uma linha completa de t-shirts de algodão orgânico com uma etiqueta de caridade. Elas estão competindo no mercado como um todo, mas apenas estão com a moral elevada.
EDUN é uma marca de algodão ecológico
Ética é tudo de bom, mas tem um preço. Estudantes ou o público, que geralmente vivem com  orçamentos apertados, no entanto, não estão isentos de ser "ecologicamente corretos". Adaptar seus gastos para investir em guarda-roupas duráveis, em vez de seguir qualquer tendência de moda irracional, resulta em menos desperdício, e, provavelmente em retratos mais honestos, quando forem olhar seus álbuns no futuro.
Stella McCartney também está famosa pelos seus esforços em matéria de eco-chic. Ela também produz linhas orgânicas e é a única designer high-end que simplesmente se recusa a usar peles ou couros em suas coleções. Stella é uma conhecida defensora de um guarda-roupa sustentável e tudo o que ela produz é livre de crueldade.
Stella Mc Cartney
Ninguém vai salvar o mundo com a caridade de uma T-shirt orgânica que comprou, mas já é um passo. Ser ecológico e eticamente consciente é importante para uma vida sustentável a todos os envolvidos na moda.

Um comentário:

  1. Acho excelente a iniciativa...adoro a Zara!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com/
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir

Comente aqui: