terça-feira, 2 de novembro de 2010

Diamantes amarelos: por que o luxo é caro.

Porquê luxo é caro? Para responder a esta indagação, vamos entender um pouco por que o diamante amarelo é tão caro. Muitos pensam que a maioria das minas de diamantes estão localizadas na África do Sul, mas há minas também na Rússia, Índia, Austrália, Canadá e muitos outros países. Uma das mais famosas minas de diamantes do mundo fica em Kimberley, na África do Sul, a chamada "Big Hole," (buracão). A mina "Big Hole" já rendeu mais de 3 toneladas de diamantes até ter sido fechada em 1914. Três dos furos restantes, as minas de Du Toitspan, Wesselton e Bultfontein foram fechadas em 2005.
Mina de Kimberley na África do Sul
Como se pode ver na imagem, a água é azul clara e o buraco é bastante profundo e foi escavado até 1097m de profundidade. É loucura pensar como isso foi feito e como eles pararam de escavar a mina em 1914!

Diamantes em estado bruto
O sistema de classificação universal para os diamantes são os 4 C's: Carat (quilate em inglês), Cor, Clareza e Corte. Aqui estão as definições, segundo o GIA (Instituto Gemológico da América).

Carat (quilate): diamantes e outras pedras preciosas são pesados em quilates: um quilate é igual a 0,2 gramas, aproximadamente o mesmo peso que um clipe de papel.
Anéis Tiffany Bezet em ouro 18 quilates com diamantes amarelos.
Cor: Os diamantes são avaliados pela cor de modo que, quanto menos cor, maior o seu valor, exceto os realmente coloridos, como os rosas e amarelos, que se encontram fora desta gama classificação.
Clareza: Porque os diamantes se formam no fundo da terra, sob calor e pressão extremos, muitas vezes podem conter marcas de nascimento original, seja interna (de inclusão) ou externos (manchas).
Diamante lapidado em forma de coração

Corte redondo: a forma mais comum
Corte: Apesar de ser extremamente difícil avaliar ou quantificar, o corte de todo diamante tem três atributos: brilho (a luz refletida de um total de diamante), fogo (a dispersão de luz nas cores do espectro) e de cintilação (flashes de luz, ou faísca, quando um diamante é movido).

Um diamante de corte redondo, o corte mais comum, tem 58 facetas, e alguns deles (as pedras) podem ter menos de 2 milímetros de diâmetro. O corte de diamante é um processo muito delicado. A maioria das instalações de corte estão em Antuérpia e Tel Aviv, e a Tiffany & Co. tem seus diamantes amarelos cortados em Antuérpia. Um cortador leva três anos de treinamento até poder cortar uma forma de diamante básica para a Tiffany & Co., e leva muito mais, para cortar um formato ou uma cor diferente. De 50% a 85% de um diamante é perdido no processo de corte e os cortadores precisam escolher com muito cuidado qual a melhor forma de cortar uma pedra bruta. Pode-se ter uma pedra grande, com a qual poderia se fazer uma pedra de 2 quilates, porém é possível se obter uma pedra de melhor qualidade de 1 quilate se cortá-la de uma maneira diferente. Ao cortar uma pedra bruta, deve-se evitar a perda, o tanto quanto possível. 
Os diamantes cor-de-rosa: bruto e lapidado.
Um diamante amarelo, assim como os diamantes rosa, verde e azul, são considerados diamantes "fancy" (extravagantes, fantásticos). No começo eu pensei que era apenas uma forma arrogante de descrever as pedras no press release da Tiffany, mas na verdade é um termo oficial de joalheria. Você pode ter cores extravagantes, e você também pode ter as formas extravagantes, que refere-se a todos os diamantes não cortados de forma redonda.
Diamante amarelo lapidado e bruto
Apenas uma em 10.000 diamantes são coloridos. Amarelo é o mais "comum" dos diamantes coloridos, porém ainda é muito raro. Fora os diamantes amarelos encontrados, mais de 90% pode acabar sendo muito claro ou escuro demais para ser considerado amarelo e parecem bege ou marrom vez. Os diamantes Tiffany amarelos têm uma muito intensa, que os tornam ainda mais raros.
Todas as imagens  (com exceção das imagens da mina de Kimberley) são do GIA, que tem um site fantástico.Clique aqui e saiba um pouco mais sobre como se trabalham diamantes e pedras preciosas.

Um comentário:

  1. TENHO UMA PEDRA DE DIAMANTES AMARELA PARA VENDER, BEM PARECIDA COM ESTA DA FOTO, PORÉM COM 29 CARATS.

    ResponderExcluir

Comente aqui: