quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Carré do Hermès: Por que o luxo é caro.

Resenhando não aprecia itens de luxo só porque são caros, mas sim pelo processo, a qualidade e o artesanato envolvido por trás destes produtos. A maioria das pessoas pensa que produtos de luxo têm valores exorbitantes. Algumas marcas mais luxuosas, realmente ganham muito dinheiro com a venda de produtos com margens muito elevadas, que em geral são perfumes, bolsas e produtos licenciados, vendidos em grandes quantidades. Mas, um monte de bens de luxo, que vemos nas passarelas ou nas lojas de roupa, não são necessariamente superfaturados. Algumas itens de grifes, como o Hermès por exemplo, surpreendem pelo quanto custam para serem produzidos, em comparação com aquilo que realmente é cobrado. Todo mundo pensa que o "Carré do Hermès", famoso lenço de seda de 90 x 90 cm estampado é um lenço super caro, mas depois de entender o processo envolvido na criação de um desses lenços, percebe-se que o preço é de fato, justo. 
O primeiro "Carré d'Hermès" foi feito em 1937. Desde então, mais de 1.500 diferentes versões foram feitas. A grife Hermès tende a trabalhar com diferentes artistas a cada temporada e  para a coleção primavera verão 2010 de lenços convocou 20 artistas. A maioria dos projetos começa com a pintura de um motivo, que, depois, precisa ser traduzido em um lenço. Uma vez que a arte é criada,  o próximo passo é escolher as combinações de cores. Pierre-Alexis Dumas, diretor artístico e neto do fundador da Hermès, descreve o complexo processo de colorir. "Às vezes a gente discute uma cor única por um tempo considerável para um cachecol que vai incluir mais de trinta  cores. Esta investigação sobre a cor é uma obra de perfeccionismo incrível, já que a paleta de cores é infinita e suas variações, no limite de percepção dos olhos humanos. "Leila Menchari, o diretora do painel de cores afirma que "Cores feias não existem, o que há por aí são combinações ruins".
O processo de gravação
Enquanto desenhos e cores estão sendo aperfeiçoados, a seda é tecida e preparada para impressão. A seda Hermès vem de uma usina brasileira, que fornecem o "flottes" (meadas de seda crua) ao estabelecimento Perrin na França, que durante meio século vem tecendo a seda para o Hermès . A seda leva três meses para tornar-se um tecido pronto para impressão.
Na oficina de gravação a obra é traduzida em filmes. A serigrafia envolve basicamente uma tela diferente para cada cor do motivo. Depois que as cores e as imagens (ou telas) estão prontas, elas são trazidas à mesa de impressão. O tecido de seda é esticado para as pranchas, que medem 150 metros de comprimento, e as telas são aplicadas uma após a outra, adicionando cada nova cor ao tecido.
Após a impressão, ela seca sobre a mesa, e as cores são, então, fixadas, o que envolve os processos de cozimento a vapor por uma hora a 130°C, lavagem do tecido para retirar cola ou cores não fixadas, e em seguida, a secagem em um tapete de ar quente.
Acabamento "roulotte": bainha feita a mão
A etapa final, que caracteriza um verdadeiro carré d'Hermès, é o acabamento enrolado à mão. As costureiras usam fio de seda e costuram a bainha a mão, formando o chamado "roulotte". Depois disso, passa-se para o controle de qualidade final e em seguida, o cachecol é embalado em sua caixa cor de laranja com a fita marrom (etapa importante, já que mulheres tendem a guardar seus lenços em caixas).

O carré d'Hermès é uma das peças mais emblemáticas da marca. Ao entrar na loja da Rue du Faubourg Saint-Honoré, em Paris, é de assustar o número de lenços que são vendidos. 
Para algumas poucas mulheres, não há nada melhor do que uma pilha de caixas cor-de-laranja Hermès em casa. Em função do nosso clima, tenho poucas, mas minha coleção deve aumentar. Agora que vocês entendem o processo envolvido na criação do "Carré do Hermès", vão concordar que o preço, US$ 420 dólares, é de fato um valor justo.

Um comentário:

  1. Legal esse post. Já tinha lido sobre a fabricação artesanal da Birkin Bag, que de tão trabalhosa só são feitas duas por semana. Com relação ao preço também considero justo, pra quem pode comprar fora do Brasil porque adicionando nossos impostos ridículos o preço final pra nós não é nada justo.
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente aqui: