segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Resenhando sobre o grafite


Um dos motivos pelos quais não tenho alimentado de resenhas e baladas esse blog é o grafite. Meus estudos sobre o tema e a produção do documentário de conclusão de curso têm me consumido (fora trabalho, faculdade e afazeres de quem mora sozinha) boa parte do tempo que estou acordada. E tem sido tão gostosa e construtiva minha poesquisa do grafite, que não quero parar de postar resenhas sobre ele tão cedo.
Hoje fui pela manhã fazer fotos dos grafites de nossa cidade junto com o Grafiteiro Dimak. Uma viagem pelo universo de significados da nossa cultura polpular. Os principais grafites de Marcelo (foto) estão nas regiões do Canela, Graça, Politeama e Garcia, bairro que ele trabalha e que essa blogueira aqui estuda. O grafite da foto, é por uma coicidência do destino, no muro da Escola Politécnica - UFBa (Federação) onde estudei durante 4 anos. Este meu trabalho sobre o grafite em Salvador explora essas intervenções espontâneas sobre muros e paredes, conhecida desde a antiga Grécia e ao mesmo tempo incorporada à paisagem de uma metrópole de raízes culturais tão híbridas quanto a nossa.
O que eu quero é desvendar seus discursos, revelar suas múltiplas vozes, poéticas, ideológicas, trazendo a público suas reflexões filosóficas e comportamentos sociais, fruto do imaginário dos habitantes de Salvador, que muitas vezes não são permitidas pelos meios oficiais.
Breve é a vida. Longa é a arte. (Hipócrates)
E viva o grafite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: